quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Dilema Ético Contemporâneo: O universal versus o cultural


Partindo do pressuposto de que para a interpretação dos resultados de uma pesquisa psicológica, pesquisadores tenham que se valer de uma abordagem universal ou cultural para este fim, consideramos com relação ao dilema proposto (pesquisas com crianças de raça e cultura diferentes) que a abordagem mais conveniente a ser adotada é na verdade nenhuma e nem outra, mas uma de caráter interacionista, que ligue o universal e o cultural, pois o homem possui essas duas características. Possui ele atributos universais, haja vista todos os homens se originarem da mesma matriz biológica, mas também, possui atributos particulares resultantes da cultura onde ele está inserido. Dessa forma, ambas as nuances precisam ser comtempladas, pois o homem possui semelhanças e também singularidades.

Quanto a interpretação dos resultados de pesquisa, a Psicologia aponta que devemos considerar questões relacionadas a generalização dos resultados de modo que permanece questionável a existência de uma possível neutralidade por parte do pesquisador diante das informações por ele obtidas.

Em relação à Ética, também quanto a interpretação dos resultados, consideramos que para a mesma não ser possível a existência de neutralidade por parte do pesquisador, pelo fato de este estar passível de viés, uma vez que este pode acontecer devido ao alguma crença ou preconceito do pesquisador, dos quais este pode se valer ao interpretar seus resultados.

Nenhum comentário: